O que é o SIRPS

SIRPS - Fixe esta sigla!!!

Existem numerosos dados respeitantes à incidência e prevalência dos principais riscos psicossociais, tanto a nível nacional (a nível de Portugal e Espanha), como a nível internacional, e uma extensa evidência científica sobre as suas consequências na saúde, tanto a percepcionada como a funcional e adaptativa para a população trabalhadora, o que pode dar uma ideia sobre a magnitude do problema.

 

Em Espanha, a especialidade preventiva que aborda o estudo e a gestão dos riscos psicossociais é a Ergonomia e a Psicossociologia Aplicada. A Associação profissional que agrange Ergonomistas e especialistas nesta matéria preventiva co-organizou, em 2016, o primeiro Simpósio de Psicossociologia aplicada ao trabalho. Com um sentimento de partilha ibérica como referência, surgiu um intercâmbio anual de experiências e de interacção entre especialistas, um local de encontro, debate e reflexão para todos os interessados no desenvolvimento da Psicossociologia e na análise do trabalho, tendo em vista a sua melhoria.

 

Após a realização, em Abril de 2016, do I Simpósio Ibébico de Riscos Psicossociais na cidade do Porto, acolhido e apoiado pela Universidade Fernando Pessoa, e do II SIRPS, na Universidade de León, Espanha, este III SIRPS realiza-se em Coimbra, na Escola Superior de Tecnologias da Saúde.